Avaliação Genética

A Avaliação Genética dos animais da raça Holstein Frísia é realizada pelo Centro de investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO), que faz a avaliação dos parâmetros produtivos e contagem de células somáticas, e pelo Centro de Ciência Animal e Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CECAV), que realiza a avaliação dos parâmetros morfológicos, tendo como base os dados recolhidos pelas Estruturas Regionais de Apoio à Bovinicultura Leiteira (ABLN e EABL), pelas associações de agricultores da Região Autónoma dos Açores e pela Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia (APCRF) e que são tratados pelo departamento informáticos da Associação Nacional para o Melhoramento dos Bovinos Leiteiros (ANABLE).

Quer a recolha, quer o tratamento dos dados são realizados de acordo com as normas do ICAR (International Committee for Animal Recording).

Os resultados da Avaliação Genética são expressos em função do  M€T – o Mérito Económico Total. Trata-se de um índice que reúne num único valor o mérito genético do leite, gordura, proteína, contagem de células somáticas, sistema mamário e pernas e pés de cada animal. Os pesos económicos usados em cada característica reflectem as tendências estimadas para os valores de mercado previstos para os próximos anos. Este índice é o melhor indicador do valor económico futuro que a descendência dos animais avaliados poderá trazer, em média, às explorações portuguesas.

 

Pode consultar a avaliação genética dos touros na caixa em baixo: