Raça Marinhoa

raça Marinhoa teve como origem provável o cruzamento de bovinos dos troncos Mirandês e Minhoto, tendo resultado um bovino de excelentes aptidões dinamóforas, particularmente bem adaptado às características ecológicas da zona lagunar do Baixo Vouga, onde se impunha a existência de um animal possante, pernalteiro, cujos membros facilitassem as lavouras exigidas pela cultura do arroz característica desta região.

A vocação da raça Marinhoa é exclusivamente a produção de carne baseada num sistema de produção é maioritariamente assente no pastoreio das fêmeas reprodutoras. O produto final é a Carne Marinhoa DOP, que resulta de animais normalmente abatidos entre os 12 e os 14 meses, com pesos de carcaça médios de 220 kg.

São objectivos do programa de melhoramento da raça o aumento da velocidade de crescimento, a melhoria da conformação da carcaça do rendimento em estiva e a redução dos períodos improdutivos, quer através de uma mais precoce idade ao primeiro parto, quer através de uma diminuição do intervalo entre partos.

 

(Fonte: autoctones.ruralbit.pt)